segunda-feira, 10 de setembro de 2007

O Homem é Livre?

O Homem é Livre?


Existe liberdade? O homem pode ser completamente livre? Isto é pode fazer tudo o que quiser? Ou existe alguma coisa que impede o homem de ser plenamente livre. O que é realmente liberdade?

A liberdade é um bem muito precioso ao ser humano. Na legislação de qualquer país do mundo usa-se a privação da liberdade de ir e vir como um instrumento de punição para os crimes tidos como mais graves. Isso já é um indicativo de que em qualquer lugar do mundo, a liberdade é tida como um bem muito precioso.

E o que a Bíblia nos diz a respeito de liberdade? Segundo a Bíblia o homem pode ser completamente livre?

Segundo a Bíblia, de maneira geral existem dois tipos de pessoas. As que são livres e as que são escravas. Ela descreve a condição das pessoas que têm Cristo como livres e das que não tem como escravas.

O homem sem Cristo é em primeiro lugar escravo do pecado. Por causa da queda ele foi subjugado, isto é colocado debaixo de um jugo, de um domínio, de tal maneira que quando ele age pensando que é livre, na verdade, ele está sendo dominado pelos desejos que a sua natureza pecaminosa o leva a cometer.

Ele é em segundo lugar, escravo do mundo. A Bíblia descreve este mundo como um sistema corrupto e pecaminoso que com sua estrutura aprisiona o homem, que inconscientemente ou conscientemente se submete ao seu padrão de conduta e por via de conseqüência é escravo do príncipe deste mundo, o Diabo. Paulo escreve isto com muita propriedade na Carta aos Efésios no capítulo 2, nos versos de 1 a 3.

A Bíblia descreve a condição do homem com Cristo como livre. Ele é livre da condenação do pecado porque Cristo se fez pecado na cruz por nós. Ele levou ali a nossa culpa. O homem em Cristo é livre também da influência, da força do pecado. No momento em que Cristo entra em sua vida ele nasce de novo, recebe uma nova natureza cuja inclinação é para as coisas santas e puras. Por isso, Paulo quando escreve aos Coríntios diz que se alguém está em Cristo é nova criatura, tudo se faz novo. Além disso, o Espírito Santo e santificador passa a habitar dentro dele. O homem em Cristo também é livre deste mundo. Embora ainda viva neste mundo, ele é cidadão de outro Reino. É transportado do reino das trevas para o Reino do Filho Amado de Deus.

Porém, em essência, nenhum ser humano é livre. O homem sem Cristo é escravo por condição. O homem com Cristo é escravo por opção. Como vimos acima, a condição do homem sem Cristo, por mais que ele tenha a ilusão de liberdade é de escravidão. Mas, o homem em Cristo, sendo livre, por amor, se faz escravo de Cristo. Isto é submete inteiramente sua vontade à vontade de Cristo. Esse é um dos grandes paradoxos do cristianismo. A verdadeira liberdade está em render completamente a vontade própria à vontade de Cristo. O homem é livre quando já não tem vontade, porque por amor e gratidão, tornou-se servo de Cristo.

Rev. Kleber Nobre de Queiroz