sexta-feira, 21 de setembro de 2007

Pague a sua Dívida.

“Pois sou devedor tanto a gregos quanto a bárbaros, tanto a sábios quanto a ignorantes; por isso, quanto está em mim, estou pronto a anunciar o evangelho também a vós outros, em Roma. Romanos 1.14 e 15.

O que você costuma fazer com as suas dívidas. Você costuma pagá-las? E se você descobrisse hoje que tem uma grande dívida o que faria? Você a pagaria imediatamente ou você a adiaria sem data para cumprimento?
Essa era a condição de Paulo e essa é a nossa condição. Somos devedores aos outros no que diz respeito ao anúncio das boas novas.
Evangelizar é uma questão de amor. Amor a Deus e amor ao próximo. O amor a Deus nos leva a cumprir a sua ordem de anunciar o evangelho a toda a criatura, em todo lugar, durante todo tempo.
O amor ao próximo nos leva a anunciar as boas novas do evangelho, de anunciar que existe salvação para o homem pecador, que a sua vida pode ser diferente daquilo que ela é.
Somos devedores aos outros porque o amor, diz Paulo, no seu memorável texto de 1 Coríntios 13, não busca o seu próprio interesse. O amor não pode ser egoísta. Se o Evangelho mudou a sua vida, você não pode retê-lo só para você, você deve compartilhar com os outros a grande mensagem do amor de Deus.
No mundo em que vivemos, há pessoas aflitas e desesperadas. Pessoas para quem a vida já não tem nenhum sentido, pessoas que querem dar cabo da sua vida porque já não têm esperança. Há pessoas que querem descobrir o sentido do amor, querem saber que alguém os ama do jeito que são, da maneira como estão, que os ama incondicionalmente, que os ama com amor eterno e que provou esse amor, dando o seu próprio Filho como prova desse amor.
Há também pessoas que estão cegas porque o deus deste mundo lhe cegou o entendimento. Elas estão nas trevas e não sabem. Há pessoas que são escravas de grilhões espirituais que subjugam todo o seu ser.
O homem precisa descobrir o amor de Deus. Porque ele vive esmagado pelo peso de deuses e de ídolos vingativos, que exigem sacrifícios incessantes, penitências. Cuja relação com eles é baseada na troca, na entrega de oferendas, no “é dando que se recebe”.
As pessoas precisam descobrir um Deus que é amor, que é pura graça, que é compassivo, misericordioso. As pessoas precisam descobrir o Deus revelado na face do nosso Senhor Jesus Cristo. Evangelizar, é falar desse Deus de amor.
Somos devedores a todos os homens que ainda não conhecem esse Deus.

Rev. Kleber Nobre de Queiroz