sexta-feira, 11 de abril de 2008

Fé sem obras

Tiago 2:26 Porque, assim como o corpo sem espírito é morto, assim também a fé sem obras é morta.

Nós que fazemos parte das igrejas históricas que têm suas origens ainda na Reforma Protestante do Século XVI, somos imensamente devedores àqueles homens que nos deixaram esse tesouro precioso que é a tradição na qual se baseia a nossa teologia e doutrinas.

Dizer, porém, que somos herdeiros da Reforma, não significa dizer que temos que aceitar de maneira acrítica tudo que Lutero, Calvino e os outros reformadores ensinaram. Fazer isso é colocar os seus ensinos no nível da infalibilidade e isso seria um dogma que não nos pertence. Fôssemos absorver tudo que, por exemplo, Calvino defendia, não teríamos ainda hoje, corais em nossas igrejas, e estaríamos ainda cantando quase que basicamente os salmos.

Toda essa digressão é para tratar do texto de Tiago que está na Epístola de Tiago e que, por causa do momento que Lutero estava vivendo, ele a chamou de Epístola de palha.

No versículo acima, Tiago não está negando a “Justificação pela fé”, porque isso colocaria as Escrituras em contradição e Paulo e Tiago estariam dizendo coisas diferentes. O que ele está dizendo é que a fé verdadeira não é abstrata, não é uma idéia, um conceito, mas é vida. Vida que se traduz através de atos de misericórdia e de amor. O Apóstolo João, na sua primeira Epístola no capítulo 3, versículo 17 diz o seguinte “Ora, aquele que possuir recursos deste mundo, e vir a seu irmão padecer necessidade, e fechar-lhe o seu coração, como pode permanecer nele o amor de Deus?” Ou seja, quem tem o amor de Deus no coração, não é insensível às necessidades do seu irmão. O próprio Paulo, na sua primeira carta aos tessalonicenses elogia a operosidade da fé dos irmãos de Tessalônica, ou, em outras palavras, o trabalho que resulta da fé.

Calvino falava que a marca dos eleitos é a santidade. Ou seja, a prova de que somos salvos é a maneira como vivemos. A bondade é um fruto do Espírito Santo, isto é, ser bom, é um sinal de que o Espírito Santo habita dentro de nós. E bondade e amor só existem quando há alguém que é objeto de nossa bondade e amor.

Contudo, a maior prova de que a afirmação de Tiago não está em confronto com o que Paulo diz, está na sua colocação em I Coríntios 13: 2 e 3: ainda que eu tenha tamanha fé, a ponto de transportar montes, se não tiver amor, nada serei. E ainda que eu distribua todos os meus bens entre os pobres e ainda que entregue o meu próprio corpo para ser queimado, se não tiver amor, nada disso me aproveitará.”

A conclusão de Paulo nestes dois versículos é simples e direta: a fé sem obras é morta; as obras sem a fé são inúteis. Assim, as duas precisam estar unidas na vida de um cristão.

Rev. Kleber Nobre de Queiroz

Pastor da Igreja