quinta-feira, 18 de setembro de 2008

Somos humanos

Somos humanos.

“Que é um simples ser humano para que penses nele?” Salmo 8: 4 (NTLH).

O que é o ser humano? As definições poderiam ser muitas, dependendo sempre da perspectiva da resposta. No momento em que penso sobre o ser humano, o que vem à minha mente é que o ser humano é um ser que continuamente vive nos extremos.
Isso porque o ser humano foi criado para um destino glorioso, contudo por causa do pecado ele perdeu os privilégios que tinha antes da queda. Assim, ele vive oscilando entre uma condição e outra. Ele é capaz dos gestos mais elevados e ao mesmo tempo dos atos mais vis. Dentro dele há uma guerra interior permanente. A sua vocação para a glória o chama para uma vida ordenada e elevada, porém o pecado o convida para uma vida de miséria.
É por isso que podemos encontrar atitudes tão díspares no ser humano. O salmista diz no Salmo 8 que Deus o fez apenas um pouco menor do que Ele mesmo. E deu a ele o privilégio de dominar sobre a criação.
Dizer que somos humanos é dizer que fomos feitos para um destino glorioso. Como cabeça da criação de Deus; como obra de suas mãos. Pois conforme o relato da criação, o homem é o único dos seres que Deus cria com as suas próprias mãos. O ser humano é o único por quem Deus envia o seu Filho para morrer na cruz e redimi-lo.
Dizer que somos humanos é dizer também que fomos infectados pelo pecado e sofremos a conseqüência da nossa queda e da nossa alienação. Por isso as nossas justiças diante de Deus, são como trapos de imundícia. Isaías 64:6. O profeta olha para o povo e vê que “desde a planta do pé até à cabeça não há coisa sã, senão feridas, contusões e chagas inflamadas umas e outras não espremidas, nem atadas, nem amolecidas com óleo” Isaías 1:6.
Esse impasse da condição humana é vencido na cruz de Cristo. Ali, Cristo destrói os inimigos do ser humano, a morte, o pecado, o mundo e o diabo e, ao mesmo tempo, nos resgata para restaurar o destino glorioso para o qual fomos destinados e do qual desfrutaremos quando na sua vinda Cristo restaurar todas as coisas. Paulo apresenta essa realidade de uma maneira muito clara: “... a própria criação será redimida do cativeiro da corrupção, para a liberdade da glória dos filhos de Deus” (grifo nosso) Romanos 8:21. Mas, até lá, “... gememos em nosso íntimo, aguardando a adoção de filhos, a adoção de nosso corpo.” Romanos 8:23.


Rev. Kleber Nobre de Queiroz
Pastor da Igreja

Nenhum comentário: